quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Comentários: Aprecie – os com Moderação!!!

Quando iniciamos algum projeto Web como um Blog ou Site, muitas vezes abrimos um espaço para nossos leitores expressarem suas opiniões e (ou) criticas através de comentários.

Os comentários para um escritor são sem sombra de dúvida, excelentes fontes de feedback, já que graças a eles podemos descobrir com exatidão nossos erros e acertos durante nosso trabalho que é a criação de conteúdo de qualidade para nossos leitores.

Comentários

Algumas vezes ficamos até meio chateados quando nos esforçamos tanto para escrever um texto completo, reunindo a maior quantidade de informações possíveis e não recebemos nem sequer um comentário.

Mas isso faz parte da vida e acredito que é melhor não ter comentário algum em nossas postagens do que olhar para nossos artigos e nos depararmos com as mais variadas bobagens que vão desde comentários sem sentido, que apenas visam publicar algum tipo de link, até as mais desagradáveis ofensas.

 E confesso a vocês que esse tipo de “comentários” são os piores, pois muitas vezes  demonstram apenas o reflexo distorcido das “opiniões” de pessoas totalmente esquecíveis que tencionam somente aparecer, já que não teriam um pingo de civilidade para expor suas ideias de outra forma (se é que uma pessoa assim tem “ideias”).

Na Internet temos uma designação para esse tipo de desocupado que se aproveita da sensação de “anonimato” e “impunidade” que a Web proporciona se considerando o próprio agente do Caos... o chamamos de Troll!!!

Trolls
Pode parecer estranho mas essa comparação se deve ao fato de que nas antigas lendas, um Troll não podia ser alimentado senão poderia se multiplicar.

E fazendo se uma analogia com a própria Web é a mesma coisa, já que esses “Trolls” estão presentes em praticamente todos os lugares onde encontrarem um espaço como por exemplo, fóruns de discussão, Blogs e Sites de conteúdo.

Mas como podemos evitar todo esse aborrecimento? Bem na verdade é muito simples: basta que adotemos a prática de moderar nossos comentários que com certeza diminuiremos consideravelmente o risco de nos depararmos com esse tipo de gente.

Mas e se já publiquei centenas de artigos, como poderei moderar todos? Nesse caso procure fazer essa moderação aos poucos (de preferencia quando tiver tempo livre) e  inicialmente com suas postagens de maior visibilidade.

Na verdade o ideal é começarmos nossa moderação desde a criação de nossas postagens, porém muitas vezes não adotamos essa prática por estarmos tão ocupados com outros aspectos de nossos projetos e quando nos damos conta, o Blog cresceu de tal maneira, que resolvemos meio que deixar tudo como está, até nos depararmos realmente com esse problema.
Moderar Comentários

Mas mesmo atuando com a moderação temos que tomar muito cuidado para não confundirmos as coisas e acabarmos barrando comentários totalmente coerentes, formulados por pessoas que estão apenas tentando demonstrar seu ponto de vista de uma maneira contrária à nossa.

Sei que ninguém gosta de ser criticado, porém se estamos nos expondo com a publicação de textos para a leitura de inúmeras pessoas, com certeza vez ou outra iremos receber algumas criticas, que se não forem bem absorvidas poderão nos irritar.

Tenha em mente o seguinte: estamos escrevendo para os outros e não para nós mesmos, se receber alguma critica (desde que seja educada e baseada em argumentos sólidos), agradeça educadamente, absorva aquele comentário (se achar que lhe será útil) e trabalhe em cima dele para melhorar.

Se não achar que o comentário possa ser aproveitado, também agradeça ao comentarista e simplesmente esqueça o assunto, pois não vale a pena se preocupar com uma coisa se ela não acrescentar nada em nossa vida.

Não se Irrite
Criticas são sempre bem vindas, porém ofensas não, mas tenham em mente que todos nós cedo ou tarde iremos ter que lidar com ambas (ou vocês acham Blogueiros recebem apenas elogios?).

Para aqueles que pensam assim, sinto muito lhes dizer, mas provavelmente estão apenas perdendo seu tempo, realizando uma atividade para a qual não estão preparados para receber duras criticas.

E caso alguém se sinta ofendido com esse meu último comentário, isso só irá provar que deve procurar uma ocupação que não o exponha em contato direto com a opinião do público, urgente!!!

Quanto aos outros leitores, espero que tenham gostado do artigo, mas se não gostaram sintam – se a vontade para se expressar educadamente nos comentários (quem gostou também está convidado).

Desejo muito sucesso a todos e até meu próximo artigo... abraços!!!

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou desse artigo?