quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Newsletter e Mala Direta – Quais São Suas Diferença?

Acredito que todos, pelo menos uma vez na vida, já ouviram o seguinte ditado: “a propaganda é a alma do negócio” e podem ter certeza que com a Internet isso não é diferente.

Na verdade a própria Internet é a “prova viva” disso, já que graças à sua rapidez e praticidade, nos oferece inúmeras ferramentas e possibilidades, que se bem utilizadas, com certeza irão nos proporcionar as melhores chances para alcançarmos nosso público alvo em várias partes do mundo.

Newsletter

Mas qual ferramenta utilizar para aproveitar todo o potencial dessa excelente vitrine de divulgação?

Particularmente acredito que divulgação nunca é demais, ainda mais se for gratuita como parcerias entre Blogs, por exemplo, por isso sempre é importante testarmos o máximo de ferramentas possíveis quando estamos divulgando nosso trabalho (principalmente no inicio).

Claro que umas vão sempre funcionar melhor do que outras, mas o que realmente importa é que todas facilitem o acesso do público ao nosso trabalho, que no meu caso é fazer com que meus artigos sejam difundidos entre a maior quantidade de leitores possível.

Por isso, hoje falarei a respeito de duas ferramentas de divulgação, muito utilizadas e recomendadas em vários ramos das áreas de negócios: a Newsletter e a Mala Direta.

Newsletter Logo
A Newsletter, que traduzida do Inglês, significa boletim informativo, nada mais é do que um tipo de publicação de distribuição regular para assinantes, que aborda um determinado tipo de tema.

Esses boletins geralmente são distribuídos periodicamente através de e-mails para seus assinantes, mediante a efetivação de um cadastro realizado através de um formulário no Blog (ou Site) do autor que disponibilizou esse serviço.

A Newsletter, também pode ser enviada através de torpedos SMS e já é uma das ferramentas de publicidade mais utilizadas por muitas empresas, sendo considerada a mais simples e barata.

Também não pode ser considerada como SPAM, afinal quem recebeu uma Newsletter, realizou uma solicitação de seu recebimento anteriormente, mas caso não a deseje mais, geralmente pode - se cancela - la quando quiser, através de um Link no próprio e-mail.

Quanto à Mala Direta, saibam que muita gente costuma confundi – la com a Newsletter, já que ambas são utilizadas pelas empresas, porém apesar de suas semelhantes possuem finalidades totalmente diferentes.

Uma Mala Direta oferece promoções, ao passo que a Newsletter apesar de também oferecer promoções, geralmente é  mais utilizada mesmo, para o envio de conteúdo sobre um tema especifico.

Mala Direta
As empresas que se valem da Mala Direta, o fazem justamente para chamar a atenção de seus leitores para uma determinada oferta ou produto na tentativa de estimula – los a realizarem algum tipo de ação imediata que os transformem em seus compradores em potencial.

Já com o uso da Newsletter, as empresas procuram antes de tudo, criar algum tipo de “vinculo” com seus leitores, gerando maior conhecimento e confiabilidade em sua marca.

Isso também pode se converter em uma possível venda, porém oferece uma possibilidade muito mais abrangente de negócios, já que com o tempo, o relacionamento cultivado entre a empresa e seus compradores em potencial, se tornará uma excelente oportunidade de vendas no futuro.

Na verdade é muito simples de se distinguir as duas ferramentas, afinal a  Newsletter se concentra em obter resultados a médio e longo prazo e a Mala Direta se concentra em obter resultados imediatos.

Apesar de ambas serem excelentes formas de divulgação, muitos Blogueiros se utilizam da Newsletter para o envio de artigos aos seus leitores, visando principalmente à fidelização e praticidade oferecidas pela ferramenta.

Pois sem dúvida nenhuma, é uma das maneiras mais cômodas para os leitores acompanharem os trabalhos de seu autores preferidos, já que não se faz necessário ficarem acessando os referidos Blogs, sempre que desejarem buscar por novidades.

email
Contudo, deve – se sempre ter em mente que se não redigirmos textos de qualidade com informações relevantes para nossos leitores, a Newsletter não estará cumprindo o seu papel e acabará se tornando inútil.

É claro que ninguém quer isso não é mesmo? Ainda mais que Blogueiro que trabalha com seriedade, responsabilidade e dedicação sabe que o seu Blog é a sua empresa e como tal, deve  utilizar - se de todas as estratégias possíveis, no cumprimento de suas metas alcançando assim, o tão almejado caminho do sucesso.

Bem pessoal, espero que tenham gostado do artigo e aproveitando o tema, caso desejarem receber meus artigos por e-mail, para sua maior comodidade, assinem minha Newsletter.

Para isso basta que adicionem seu e-mail no botão “Cadastrar E-mail”,  situado abaixo do campo “Receba  nossas novidades”, exatamente no lado direito do Blog, logo abaixo dos “Arquivos” das postagens.

 Em seguida serão direcionados para um formulário, onde devem digitar um código de segurança gerado automaticamente pelo Sistema e confirmarem o cadastro.

Será então enviado uma mensagem automática para o endereço cadastrado,  com um Link que deve ser clicado para a efetivação do cadastro e... pronto.

Agora é só aguardarem pelas atualizações nas postagens do Blog, que receberão o e-mail com as  novidades e qualquer dúvida postem nos comentários que respondo assim que possível.

Bom, agora vou indo... um abraço a todos e até meu próximo artigo!!!

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou desse artigo?