segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Facebook – O Verdadeiro “Algoz” do Orkut!!!

Há algum tempo atrás, redigi um artigo no osabetudo.com, comentando o porquê ainda possuía perfil no Orkut, mesmo já utilizando o Facebook há algum tempo.

Sempre desconfiei que um dia (possivelmente bem próximo) o Facebook desbancaria totalmente o Orkut, pois apesar de algumas tentativas de inovação, essa rede social já não vinha apresentado nada de realmente significativo fazia tempo.
Facebook vs Orkut
E apesar do Orkut ainda se manter firme e forte no Brasil, (um dos últimos focos de sua “resistência”) era óbvio que com o tempo, o Facebook usaria inúmeras táticas para tomar essa liderança para si.

Foi o que aconteceu em agosto de 2011, quando finalmente a resistência em nosso País “cedeu” e o Facebook se tornou conhecido como a rede social mais acessada em todo o mundo.

 Para consolidar esse sucesso, recentemente foi anunciada a liberação de um pacote de atualizações para os usuários Brasileiros, incluindo até mesmo uma nova interface, comprovando que pelo menos por enquanto, o Facebook fará de tudo para não perder a liderança recém-conquistada em nosso País tão cedo.

Mas mesmo perdendo espaço para o Facebook, devemos admitir que o Orkut foi “guerreiro” até o fim, já que faziam mais de sete anos que essa rede social liderava aqui no Brasil.

Logo do Orkut
Desde que foi lançado e popularizado em 2004, o Orkut foi utilizado por mais ou menos 70% dos internautas de todas as faixas etárias e muitos realmente pensavam que sua “hegemonia” jamais seria superada.

Um dos fatores que ajudaram a manter essa “aura” de invencibilidade, é que nenhuma outra rede social que surgiu por aqui depois do Orkut, parecia ser tão interessante e cheia de possibilidades a ponto de dividir as atenções do público.

Mas infelizmente graças a uma aparente acomodação por parte de seus criadores, que não investiram quase nada de significativo no tocante a inovações tecnológicas no Orkut, abriu - se uma “brecha” que o Facebook conseguiu explorar muito bem.
 
Sabemos que grandes empresas que estão sempre no topo algumas vezes acabam meio que se acomodando, porém isso quase sempre pode ser fatal, ainda mais no ramo da tecnologia que “exige” que se esteja sempre trabalhando em buscas de novas maneiras de evolução.

Logo do Facebook
Não podemos jamais ficar acomodados ou estagnados, senão quando menos esperarmos nossa concorrência aparecerá com uma solução ou produto que em primeira instância parece ser bem simples, porém como não foi lançado primeiro (ou se já foi lançado não teve uma atualização) irá se tornar um enorme sucesso que talvez não possamos repetir naquele momento.

Com redes sociais é a mesma coisa, pois tudo que agrada o público é garantia de sucesso... principalmente se for bem divulgado como o Facebook foi.

Particularmente acredito sem dúvida nenhuma, que um fator importantíssimo para sua popularidade no Brasil deveu – se graças ao lançamento do filme A Rede Social, veiculado nos cinemas em 2010.
 Esse filme conta um pouco da história de Mark Zuckerberg o criador do Facebook e como ele idealizou essa fantástica rede social que viria a se tornar anos depois, a mais popular do mundo.

Orkut e Facebook
 Quando o Facebook foi criado, primeiro foi utilizado na Universidade de Harvard nos Estados Unidos e depois de ser disseminado de Universidade a Universidade naquele País, foi liberado ao resto do público em geral, tornando – se o sucesso que é hoje.

Sem dúvida as estratégias simples que Zuckerberg utilizou somadas à vontade de se ter a disposição uma rede social mais arrojada tecnologicamente por parte dos internautas, fizeram do Facebook o verdadeiro “algoz” do Orkut.

E mesmo sendo um dos últimos a ainda utilizar essa rede social, sei que seus dias provavelmente estão contados, ainda mais agora que o Google, um dos “donos” do Orkut lançou o Google+.

Mas enfim, tudo deve evoluir nessa vida e se a equipe por trás do Orkut não perceber isso a tempo e não realizar uma mudança “radical” nessa ferramenta, fatalmente receberemos qualquer dia desses, a noticia de que ela foi descontinuada.

Isso realmente é uma pena, afinal a primeira rede social do mundo merecia um “apagar das luzes” um pouco mais digno do que ser relegada ao esquecimento por seus próprios criadores, vocês não acham? Abraços e até a próxima!!!

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou desse artigo?