terça-feira, 23 de abril de 2013

Blogger - Ponto de Partida de Todo Blogueiro

Blogger
Todo mundo que já se aventurou pelo mundo dos blogs, a chamada “blogosfera”, com toda certeza algum dia já utilizou a plataforma blogger do blogspot um dos serviços do Google.

Sabemos que em termos de profissionalismo, um blog criado e mantido pela plataforma wordpress possui muito mais recursos e possibilidades para que possamos trabalhar em nossos projetos, mas não há como negar que o blogger é sem sombra de dúvida o ponto de partida que todo blogueiro iniciante deveria seguir.

Quando criamos um blog, independente de onde queremos chegar com ele, temos muito que aprender no árduo caminho para conquistarmos o sucesso, ainda mais pelo fato da maioria dos blogueiros iniciantes não saberem nada a respeito de programação web.

E é aí que o blogger começa a servir para nosso aprendizado, pois antes de migrarmos para o wordpress (e acreditem isso é inevitável), muitos dos conceitos e soluções que serão utilizados em projetos futuros, darão seus primeiros passos através das nossas tentativas e erros com o blogger.

Apesar do que muitos dizem por aí, essa plataforma é muito interessante para os “novatos”, pois oferece muitas maneiras de configurar o layout de seus blogs praticamente sem esforço nenhum.

Isso pode ser feito graças a vários recursos que já se encontram disponíveis no próprio blogger, como por exemplo, a inclusão de Gadgets que podem ser posicionados onde quisermos com um simples “clicar e arrastar” do mouse.

O blogger está sempre inovando para facilitar ainda mais a vida de seus suários e não é de hoje, pois desde o aniversário de 10 anos da plataforma em 2009, nos oferece o recurso de Jump Break que serve para exibir trechos de postagens na página inicial (como os exibidos neste blog), sem que seja necessário alterarmos qualquer código HTML.

E mesmo que uma intervenção mais “técnica” se faça necessária, não será algo assim tão difícil de realizar, afinal basta acessarmos a opção Modelo > Editar HTML, e teremos acesso total aos códigos utilizados por nosso template, onde poderemos customiza-lo conforme nossas necessidades.

Recentemente foi disponibilizada uma atualização em seu editor, baseada no principio de estilização de cores do código fonte, muito similar ao adotado por editores profissionais como o Notepad++ ou Dreamweaver, facilitando ainda mais a vida dos usuários no momento em que estiverem manipulando esses códigos.

Mas apesar dessas e de outras facilidades, tomem muito cuidado ao alterar qualquer coisa diretamente nos códigos de seus templates, pois por mais experientes que possamos ser acidentes acontecem e qualquer deslize pode prejudicar todo nosso trabalho no processo.

É extremamente recomendável que antes de tudo, façamos um backup do modelo atual e nos casos em que desejarmos trocar de template, também será necessário realizarmos backups dos artigos, imagens, links, vídeos e até mesmo de nossos Gadgets.

O blogger até oferece a opção de manter seus Gadgets anteriores durante a troca do template, porém seu posicionamento será reconfigurado para acompanhar o novo layout e muitas vezes eles não se aplicarão muito bem à estética do novo template, tornando sua utilização totalmente inviável.

E se ao invés de optarmos por um template padrão do 
blogger adquirirmos templates criados por “terceiros”, muitas vezes não teremos suporte para a maioria dos Gadgets já utilizados no blog, então evitem dores de cabeça e sempre realizem backups.

Particularmente gosto muito do wordpress, porém ainda tenho alguns projetos feitos no blogger (como esse blog que vos escrevo) que só pelo fato de ser uma plataforma do próprio Google, já possuí inúmeras vantagens.

E apesar de já ter lido relatos de problemas na utilização do blogger, até o presente momento nunca tive nenhum que fosse grave o suficiente para me fazer desistir de vez dessa plataforma, então vou trabalhando com ela o máximo que puder.

Mesmo relutando um pouco em utilizar essa interface que na época ainda não era a versão obrigatória do blogger, me adaptei bem a ela, afinal sabia que quanto antes me acostumasse com suas novas funcionalidades melhor, pois certamente essas mudanças viriam para ficar.

Houve uma época em que quase desisti do blogger, pois tinha dúvidas se conseguiria manter um projeto mais profissional utilizando seus templates padrão tão limitados.

Então descobri na internet vários temas criados por terceiros (e até mesmo gratuitos) que faziam com que o blogger ficasse com um layout tão profissional quanto o wordpress.

Na verdade muitos deles são apenas adaptações do próprio wordpress, mas 
em minha opinião isso é ótimo, pois oferece a chance para que blogueiros inexperientes se consolidem mais rápido na blogosfera, adquirindo os conhecimentos necessários para utilizarem plataformas um pouco mais avançadas no futuro.

Conclusão:

Possuir um template mais sóbrio facilita (e muito) o caminho do aprendizado das melhores práticas de SEO, tão necessárias para o sucesso de qualquer projeto na web.

Mas independente da plataforma escolhida, sempre tenham em mente o seguinte: escrever artigos de qualidade é o que realmente trará leitores a seus blogs, então inicialmente concentrem-se apenas nisso.

Deixem a parte estética dos blogs para depois que já tiverem pelo menos uns 04 ou 05 artigos publicados e vão adaptando o layout conforme suas necessidades até um ponto em que tudo esteja satisfatório (sempre escrevendo novos artigos).

Nunca se acomodem e procurem sempre testar as melhores opções, principalmente se desejarem utilizar programas de afiliados como, por exemplo, o Google Adsense na monetização de seus blogs.

E por último lembrem-se: o sucesso na blogsfera depende de inúmeros fatores e o trabalho árduo, sem dúvida nenhuma é a principal constante entre eles.

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou desse artigo?