Blogger - Ponto de Partida do Blogueiro

Todo mundo que já se aventurou pelo mundo dos blogs, a chamada “blogosfera”, com toda certeza algum dia já utilizou a plataforma blogger do blogspot um dos serviços do Google.

Plágio - O Que Se Ganha Com Isso?

Sinceramente não consigo entender o que certas pessoas esperam conseguir “copiando” o trabalho dos outros... bem, na verdade creio que “roubando” seria a palavra mais correta quando nos referimos a...

Comentários: Aprecie-os Com Moderação

Quando iniciamos algum projeto Web como um Blog ou Site, muitas vezes abrimos um espaço para nossos leitores expressarem suas opiniões e (ou) criticas através de comentários.Os comentários...

Parcerias - Você Pode Estar Fazendo Isso Errado

Logo no inicio de minha empreitada como Blogueiro, passava horas e horas navegando pela Internet, entrando em um Blog atrás do outro, tentando “desesperadamente” conseguir parcerias, no intuito...

Facebook - O Verdadeiro "Algoz" do Orkut

Há algum tempo atrás, redigi um artigo no osabetudo.com, comentando o porquê ainda possuía perfil no Orkut, mesmo já utilizando o Facebook há algum tempo. Sempre desconfiei que um dia...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NOD32 - Detecção Preventiva, Robusta e Eficaz

Recentemente, publiquei um artigo aqui no Blog, falando um pouco a respeito da importância de se utilizar um antivírus em nossos computadores e (ou) notebooks.

Nesse mesmo artigo também ensinei um procedimento bem simples, para aqueles que já usam algum tipo de antivírus, verificarem se seus softwares protetores estão realmente dando conta do recado.

Como sei que existem muitos usuários que ainda possuem muitas duvidas a respeito de qual seria a melhor opção de antivírus a se adotar, me propus a redigir alguns artigos, citando as principais características e funcionalidades de algumas dessas ferramentas, no intuito de tentar ajuda – los a se “encontrar”.

Na verdade a escolha para um bom antivírus teoricamente é bem simples, pois basta usarmos um que atenda bem nossas necessidades e está tudo certo, porém às vezes até descobrirmos qual é o mais indicado, temos que testar algumas opções.
NOD32
Para começar irei falar um pouco a respeito do NOD32 que ainda é muito utilizado hoje em dia, pois foi desenvolvido justamente com a intenção de prever possíveis ameaças antes que seus usuários inadvertidamente tenham acesso a elas.

Com o NOD32 podem ter certeza que a máxima “melhor prevenir do que remediar” é levada bem a sério, pois sua proteção proativa possuiu um altíssimo nível de detecção e eliminação, sendo capaz de cuidar (e muito bem) de inúmeros Vírus, Trojans, Worms, Adwares, Spywares, Phishings e Rootkits que tiram o sono de muitos usuários só de ouvirem falar nessas “nomes estranhos”.

O NOD32 é muito elogiado e caiu nas graças do publico não apenas por suas características preventivas, mas também pela sua capacidade de ser utilizado em diferentes tipos de sistemas operacionais como o Windows, o Linux e o Solaris por exemplo.

Esse antivírus foi criado pela empresa de segurança ESET, sediada em Bratislava, na Eslováquia e foi o primeiro software antivírus criado para computadores que executam o MS-DOS.

Durante dois anos consecutivos o NOD32 foi considerado como a melhor solução antivírus segundo os testes do AV - Comparatives, que é um serviço independente que comparação entre diferentes programas do gênero.

Para que o NOD32 superasse sua concorrência quatro características foram fundamentais sendo elas: a já citada proteção proativa, a detecção precisa, o design leve que exige pouca capacidade de processamento do computador e a sua alta velocidade de pesquisa em todos os arquivos no rastreio a possíveis infecções.

ESET_logo
O NOD32 pode ser encontrado para download tanto no site da ESET, quanto em qualquer site que ofereça programas para baixar, como o baixaki, por exemplo, porém sendo ele uma ferramenta paga, apenas podemos encontrar versões gratuitas para testar, que só podem ser utilizadas durante 30 dias antes que a licença expire (as chamadas versões triais).

Só podemos realmente compra – lo no site da ESET e podemos contratar o serviço de um até quatro computadores durante o período de um ano, mas segundo o próprio site da empresa, caso desejemos aumentar o contrato para dois anos, teremos um desconto de 25% na aquisição do antivírus.

A versão atual é bem interessante e segundo informações do baixaki não possuí muitas melhorias em relação às versões anteriores, já que em sua interface a janela e os espaços destinados às suas funções continuam no mesmo lugar.

A única diferença perceptível aí, diz respeito ao botão “Tools” que foi adicionado ao menu principal, permitindo assim acesso mais rápido a recursos como histórico, detalhes, agendamento e estatísticas.

Para aqueles que utilizam games pesados em seus computadores e mesmo assim desejam mante – los protegidos sem perder desempenho no sistema, existe no modo gamer um importante aliado que desabilita processos e possíveis interrupções causadas por vírus chamado deLess lag, more frag”.

Sua configuração foi desenvolvida visando exclusivamente obter o mínimo de impacto possível no processamento geral, já que escaneia apenas os arquivos executáveis, elimina mensagens popups que solicitam decisões do usuário e atualiza o banco de dados de vírus apenas no momento em que os jogos não estão rodando em seu computador.

O NOD32 também possuí um recurso chamado HIPS (Host Intrusion Prevention System) que monitora e gerencia completamente as funções de registro dos processos em execução e dos arquivos, concedendo aos usuários a capacidade de acessar individualmente certos programas e (ou) procedimentos.

ESET NOD32
E caso o antivírus encontre algum tipo de dificuldade ou incompatibilidade, podemos contar com um recurso que cancela temporariamente suas barreiras de proteção.

Além disso o NOD32 nos oferece uma excelente proteção para mídias removíveis como HDs externos, Pendrives, DVDs, CDs e Cartões SD, nos proporcionando um excelente gerenciamento de permissões na utilização desses dispositivos, onde podemos até mesmo bloquea – los em caso de suspeita de infecções de seus arquivos.

Podemos também, realizar uma varredura completa em qualquer tipo de mídia para limpa – la completamente e a partir do próprio NOD32 é possível criar CDs, DVDs e Pendrives de inicialização para ajuda no reparo a computadores já infectados.

Com toda certeza, o NOD32 é uma excelente opção para quem deseja uma proteção mais preventiva e atualizada para seus computadores e mesmo todos sabendo que a cada dia milhares dessas “pragas virtuais” são disseminadas por aí e que é quase impossível termos um antivírus que seja 100% eficaz, podem acreditar que ele ainda dá conta do recado e muito bem.

O NOD32 possuí um sistema heurístico que basicamente se utiliza do conhecimento necessário para uma identificação prévia de ameaças chamado de ThreatSense, que é uma das tecnologias mais avançadas da atualidade quando nos referimos ao bloqueio de Spywares e Malwares.

Esse sistema presente desde a versão 4 do antivírus, possibilita ao NOD32 utilizar um único motor para a otimização, detecção e eliminação de ameaças de tal maneira, que não é necessário sequer fazer qualquer atualização.

Então já sabem... se quiserem uma ferramenta que detecte antecipadamente e elimine possíveis ameaças em tempo real, escolham o NOD32 e não se arrependerão.

Vamos ficando por aqui, mas antes gostaria de agradecer à equipe do baixaki, pelas informações a respeito das funcionalidades técnicas do NOD32, que até o momento da publicação deste artigo se encontrava na versão 5 e ao Wikipédia que como sempre é uma excelente opção para a realização de minhas pesquisas.

Espero que essas informações tenham lhes sido úteis... abraços a todos e até meu próximo artigo!!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Antivírus – Qual a Melhor Opção?

Todos devem saber da importância de se ter um bom antivírus instalado em seu desktop ou notebook... ou ao menos deveriam saber.

Afinal quem se aventura a navegar pela Internet afora, sem as devidas proteções que um antivírus possa nos oferecer, está com toda certeza, brincando de “roleta russa” na rede e fatalmente terá seu computador infectado cedo ou tarde.

Está certo que apenas ter um antivírus instalado não significa que jamais seremos vitimas de qualquer software malicioso que por ventura possa vir a contaminar nossos computadores, porém se nos utilizarmos de um antivirus no mínimo razoável, estaremos minimizando e muito os riscos disso acontecer.

virus
Sem falar que mesmo que detectemos algum vírus em nosso sistema, o simples fato de termos um antivírus instalado, terá extrema importância no momento da eliminação do agressor, minimizando consideravelmente o impacto de uma infecção mais séria em nossos arquivos.

Atualmente existe uma enorme variedade de softwares antivírus no mercado, sendo que a diferença entre eles seria basicamente em seus preços e funcionalidades, por isso às vezes torna – se meio difícil sabermos qual exatamente devemos escolher.

Temos também até mesmo excelentes opções gratuitas que podem ser utilizadas no dia a dia, nos proporcionado algumas funcionalidades extras (caso desejemos pagar por elas), que independente de qualquer coisa, atendem muito bem nossas necessidades.

E pra falar a verdade a escolha de um bom antivírus seria exatamente isso... avaliar qual deles melhor se adequa às nossas necessidades e caso ainda estejamos com dúvidas instala – lo e testa – lo até finalmente nos decidirmos qual deles usar.
Virus Detectado
Eu mesmo já testei algumas opções e o que mais atendeu às minhas necessidades foi o Avast em sua versão gratuita, que está totalmente remodelada e apesar de conhecer várias pessoas que o detestam, nunca tive motivos para reclamar.

Com certeza a escolha de um bom antivírus é bem pessoal, mas mesmo assim não deixa de ser um dos fatores principais de se utilizar em um computador, pois independente do grau de conhecimento do usuário é vital que se possua um.

Mas mesmo sendo um eterno entusiasta do Avast, resolvi preparar alguns artigos que falem a respeito dos softwares antivírus mais conhecidos, descrevendo um pouco de suas características e funcionalidades no intuito de tentar ajuda – los a se decidir.

Então considerem este artigo uma espécie de “prólogo” do que virá e para aqueles que já possuem um antivírus, vou lhes passar agora uns procedimentos interessantes que descobri recentemente no Wikipédia de como descobrir se o software utilizado é capaz de detectar um Malware.

Esses procedimentos são bem simples e para realiza – los basta utilizar um editor de textos que salve documentos em formato .txt e que nos proporcione digitar caracteres em sequencia, como no bloco de notas do Windows, por exemplo.

Agora vamos aos procedimentos:

1º - Abra o bloco de notas (ou editor similar).

2º Digite ou copie a sequencia de caracteres conforme mostrados abaixo:
X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

3º - Salve o arquivo com um nome qualquer seguido das extensões: .exe ou .com

Depois do arquivo ter sido salvo se seu antivírus detectar essa “suposta ameaça” parabéns, pois isso é sinal de que seu antivírus é excelente.

Se seu antivírus detectar o arquivo apenas no  momento em que tentar executa – lo ou após uma verificação personalizada, mesmo assim lhe dou meus parabéns, pois é sinal de que o antivírus utilizado é considerado bom pois está cumprindo bem o seu papel.

Livre - se dos Virus
Agora se o arquivo não for detectado pelo seu antivírus de jeito nenhum cuidado, pois esse é o indicio de que seu antivírus não está realizando uma de suas funções mais básicas que é a simples detecção de um arquivo malicioso e  se fosse você, procuraria  outro software antivírus urgente.

É um teste bem simples, porém bastante funcional e para aqueles que não gostam do Avast ou apenas estão curiosos para saber como ele se comportou nesse teste, informo que assim que salvei o “Malware” ele detectou o arquivo logo de cara e o enviou diretamente para a quarentena (e isso com o arquivo salvo nas duas extensões).

Então seguindo as diretrizes do teste meu antivírus pode ser considerado excelente... não é mesmo uma beleza? Pois é...

Ah e não se preocupem com a geração desse arquivo, pois realmente não é um vírus de “verdade”, apenas um simples executável que todo antivírus que se preze irá detectar, independente de ser um falso positivo ou não.

Não sei quanto a vocês, mas sinceramente prefiro lidar com um “alarme falso” do que com uma contaminação genuína, que posteriormente irá me trazer muitas dores de cabeça com possíveis perdas de dados e (ou) arquivos.

Bem espero que tenham gostado desse pequeno “prólogo” e aguardem que em breve teremos vários artigos falando a respeito dos principais antivírus... abraços a todos e até a próxima!!!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Osabetudo.com – Uma Excelente Academia para o Escritor!!!

Existem muitas pessoas, que vivem procurando pela Internet, maneiras realmente confiáveis de se ganhar dinheiro, com a finalidade de equilibrar seu orçamento no final do mês.

Muitas delas, até mesmo sonham com uma possível independência financeira, onde não precisem mais depender de empregos formais (desgastantes e entediantes), para pagar suas contas no final do mês e conseguir o mínimo exigido para se ter algum conforto nessa vida.

Com certeza, muitas das “fórmulas” encontradas pela Web afora são totalmente inúteis e até certo ponto perigosas, pois graças a enganadores “espertinhos” e certa dose de ingenuidade do próprio internauta, podem terminar em enormes prejuízos se não forem bem analisadas.

Pesquisando

Mas dentre essas inúmeras possibilidades de ganhos na rede, existem sim, maneiras honestas e compensadoras de se ganhar alguns “trocados” com a Internet.

E o melhor disso tudo... fazendo uma coisa que se gosta, nas horas vagas, que nos dá tanto prazer que a faríamos até mesmo de graça e sabem o que é?

Escrever artigos... sim isso mesmo... escrever artigos... pois por incrível que pareça, essa pratica pode ser uma excelente, confiável e prazerosa maneira de se ganhar algum dinheiro dentro de sua própria casa, independente de se estar empregado ou não.

Atualmente, estamos experimentando um fenômeno originado há alguns anos atrás, que é a criação e manutenção de inúmeros Blogs a respeito de todos os tipos de assuntos na Internet.

Com essa prática, acabaram surgindo também, inúmeras estratégias para se ganhar dinheiro com esses mesmos Blogs, onde seus criadores “alugam” espaço para anunciantes através de comércio direto ou a inserção de Banners de programa de Afiliados como o Google Adsense, por exemplo.

Devido ao fato de um Blog dar muito trabalho (muito mesmo) e necessitar de certa dose de dedicação (principalmente no começo), muitos “Bogleiros” iniciantes acabam desistindo antes do final do terceiro mês de criação de seus Blogs.

Aprender
Outro fator decisivo para essa desistência é sem sombra de dúvida a decepção por não terem conseguido a tão sonhada renda extra, já que seus conceitos de “Blogar” se resumem apenas a fazer um Blog “bonitinho”, usar e abusar de Banners de propagandas, postar alguns artigos de vez em quando e pronto... achavam que seu sucesso estava garantido.

Pobres coitados ingênuos que muitas vezes nem sequer gostavam do que faziam, visando apenas o “lucro fácil”, que nunca existiu e nem existirá, sem trabalho duro e honesto.

Sim, pois como tudo nessa vida publicar artigos dá muito trabalho e se não tivermos prazer em sua realização, tal tarefa se tornará muito mais árdua e nunca conseguiremos adquirir o hábito constante de manter suas publicações, que é o que realmente vai atrair e fidelizar nossos leitores.

E se estamos tentando obter algum lucro no processo, não é o próprio leitor que tem que se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos pelos anunciantes, para que também possamos receber os valores combinados por nossas “comissões”?

Conteúdo interessante é a chave de tudo e mesmo que não tenhamos tempo de posta-lo todos os dias, devemos ter em mente que quanto mais artigos de qualidade conseguirmos postar melhor, pois antes de tudo, temos que pensar em agradar nossos leitores e o que vier depois é consequência.

Mas se não temos condições de manter um Blog devido ao tempo e trabalho exigidos, gostamos muito de escrever e a possibilidade de conseguir uma renda extra ainda nos atrai... o que fazer?

Bem, a resposta é muito simples... cadastrem se e comecem a redigir artigos para o osabetudo.com que é uma excelente academia para o escritor.

E falo isso em todos os sentidos, pois além de aprender muitas lições a respeito de como realmente funciona a Blogosfera em geral, o colaborar do site possuí à sua disposição, inúmeros textos que irão orientá-lo até mesmo nas melhores práticas da escrita.

Afinal, se queremos redigir postagens realmente interessantes, não podemos simplesmente sentar na frente de um computador, abrir um editor de textos e sair digitando qualquer coisa por aí não é mesmo?

Mas o mais atraente no obetudo.com, é a disponibilização de um espaço em nossos artigos, oferecido pelos idealizadores do site, para a inserção de alguns Links e Banners de anunciantes do programa de Afiliados Google Adsense, que paga por cliques e impressões de páginas.

Se tivermos um cadastro no Adsense e usarmos esse espaço, podemos ganhar 70% dos lucros convertidos através da visualização dessas propagandas (e subsequentes cliques em seus Banners), onde o restante é repassado para o Site, que em um determinado momento, exibe suas próprias propagandas do Adsense e monetiza o restante.

Se me permitem dizer, isso é uma verdadeira “pechincha”, já que o osabetudo.com não nos cobra nada pelo espaço oferecido para a publicação dos artigos e (ou) propagandas, assumindo totalmente para si, os custos de manutenção do Site.

Dessa forma, o colaborador também não possuí nenhuma espécie de “vinculo empregatício” com o Site, sendo de inteira responsabilidade do Google, efetuar os devidos pagamentos pelas nossas comissões.

E caso o colaborador resolva não publicar mais textos (o que acho muito difícil), não tem problema, pois como não “assinaram” nenhuma espécie de contrato, podem parar com suas publicações no momento em que quiserem.

Ganhe Dinheiro Escrevendo
A única coisa mais ou menos estipulada pelo Site, é que o futuro colaborador publique no mínimo 05 artigos para ter suas propagandas veiculadas a ele, porém muitas vezes nos 02 ou 03 primeiros textos (dependendo de sua qualidade), já poderão constar as tais propagandas durante a publicação.

E por falar nisso, todos os artigo passam por uma moderação antes de serem publicados e dependendo de seu tema ou padrão de formatação (já que existe uma quantidade mínima de palavras que o texto deve ter) é “barrado”.

Mas não se preocupem, pois basta refaze-lo obedecendo as politicas do colaborador osabetudo.com e as politicas de conteúdo do Google Adsense e o artigo em questão ganhará novamente a chance de ser publicado.

Tais politicas existem para que o colaborador ou o próprio Site não sejam penalizados pelo Google, ou sofram sanções da própria lei, já que em seu espaço não é permitido material de teor pornográfico, racista e abusivo de qualquer espécie, que possa a vir ofender e (ou) prejudicar outras pessoas.

Tirando os temas descritos nessas politicas, podemos publicar praticamente de tudo no osabetudo.com, que nos oferece a oportunidade de testarmos nossas habilidades como escritores em níveis que autores de Blogs de “nicho” normalmente não o fazem, já que escrevem apenas a respeito de assuntos específicos e (ou) temas relacionados.

O osabetudo.com, tem como metas se tornar o maior site de conteúdo da Língua Portuguesa do País e para isso, conta com colaboradores de vários estados do Brasil.

Podemos até mesmo encontrar colaboradores de outros Países, como o colaborador Óscar Roriz que é de Portugal e já nos agraciou com excelentes textos.

Colaborador osabetudo.com
Essa fantástica ideia surgiu das mentes engenhosas de Celso Lemes do Criar Sites e Rogério Gomes do WRG, que além de manterem o osabetudo.com, “funcionando a todo vapor”, também publicam por lá, excelentes dicas a respeito das melhores práticas para a publicação de artigos e monetização de dinheiro com programas de Afiliados.

Sem falar que cada um deles em seus próprios Sites, nos oferecem dicas importantíssimas a respeito de tudo que se possa imaginar sobre a criação de Sites e Blogs, nos mostrando que apesar do trabalho duro, é possível sim, ganharmos dinheiro com nossos próprios projetos na Internet.... então o que estão esperando? 

Acessem agora o osabetudo.com, se cadastrem  e comecem a escrever seus artigos e se tiverem um tempinho e quiserem ver como ando me saindo por lá também, acessem minha página do autor através do Banner do colaborador, situado no canto superior direito aqui no Blog e divirtam – se. Boa sorte a todos e até a próxima!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Newsletter e Mala Direta – Quais São Suas Diferença?

Acredito que todos, pelo menos uma vez na vida, já ouviram o seguinte ditado: “a propaganda é a alma do negócio” e podem ter certeza que com a Internet isso não é diferente.

Na verdade a própria Internet é a “prova viva” disso, já que graças à sua rapidez e praticidade, nos oferece inúmeras ferramentas e possibilidades, que se bem utilizadas, com certeza irão nos proporcionar as melhores chances para alcançarmos nosso público alvo em várias partes do mundo.

Newsletter

Mas qual ferramenta utilizar para aproveitar todo o potencial dessa excelente vitrine de divulgação?

Particularmente acredito que divulgação nunca é demais, ainda mais se for gratuita como parcerias entre Blogs, por exemplo, por isso sempre é importante testarmos o máximo de ferramentas possíveis quando estamos divulgando nosso trabalho (principalmente no inicio).

Claro que umas vão sempre funcionar melhor do que outras, mas o que realmente importa é que todas facilitem o acesso do público ao nosso trabalho, que no meu caso é fazer com que meus artigos sejam difundidos entre a maior quantidade de leitores possível.

Por isso, hoje falarei a respeito de duas ferramentas de divulgação, muito utilizadas e recomendadas em vários ramos das áreas de negócios: a Newsletter e a Mala Direta.

Newsletter Logo
A Newsletter, que traduzida do Inglês, significa boletim informativo, nada mais é do que um tipo de publicação de distribuição regular para assinantes, que aborda um determinado tipo de tema.

Esses boletins geralmente são distribuídos periodicamente através de e-mails para seus assinantes, mediante a efetivação de um cadastro realizado através de um formulário no Blog (ou Site) do autor que disponibilizou esse serviço.

A Newsletter, também pode ser enviada através de torpedos SMS e já é uma das ferramentas de publicidade mais utilizadas por muitas empresas, sendo considerada a mais simples e barata.

Também não pode ser considerada como SPAM, afinal quem recebeu uma Newsletter, realizou uma solicitação de seu recebimento anteriormente, mas caso não a deseje mais, geralmente pode - se cancela - la quando quiser, através de um Link no próprio e-mail.

Quanto à Mala Direta, saibam que muita gente costuma confundi – la com a Newsletter, já que ambas são utilizadas pelas empresas, porém apesar de suas semelhantes possuem finalidades totalmente diferentes.

Uma Mala Direta oferece promoções, ao passo que a Newsletter apesar de também oferecer promoções, geralmente é  mais utilizada mesmo, para o envio de conteúdo sobre um tema especifico.

Mala Direta
As empresas que se valem da Mala Direta, o fazem justamente para chamar a atenção de seus leitores para uma determinada oferta ou produto na tentativa de estimula – los a realizarem algum tipo de ação imediata que os transformem em seus compradores em potencial.

Já com o uso da Newsletter, as empresas procuram antes de tudo, criar algum tipo de “vinculo” com seus leitores, gerando maior conhecimento e confiabilidade em sua marca.

Isso também pode se converter em uma possível venda, porém oferece uma possibilidade muito mais abrangente de negócios, já que com o tempo, o relacionamento cultivado entre a empresa e seus compradores em potencial, se tornará uma excelente oportunidade de vendas no futuro.

Na verdade é muito simples de se distinguir as duas ferramentas, afinal a  Newsletter se concentra em obter resultados a médio e longo prazo e a Mala Direta se concentra em obter resultados imediatos.

Apesar de ambas serem excelentes formas de divulgação, muitos Blogueiros se utilizam da Newsletter para o envio de artigos aos seus leitores, visando principalmente à fidelização e praticidade oferecidas pela ferramenta.

Pois sem dúvida nenhuma, é uma das maneiras mais cômodas para os leitores acompanharem os trabalhos de seu autores preferidos, já que não se faz necessário ficarem acessando os referidos Blogs, sempre que desejarem buscar por novidades.

email
Contudo, deve – se sempre ter em mente que se não redigirmos textos de qualidade com informações relevantes para nossos leitores, a Newsletter não estará cumprindo o seu papel e acabará se tornando inútil.

É claro que ninguém quer isso não é mesmo? Ainda mais que Blogueiro que trabalha com seriedade, responsabilidade e dedicação sabe que o seu Blog é a sua empresa e como tal, deve  utilizar - se de todas as estratégias possíveis, no cumprimento de suas metas alcançando assim, o tão almejado caminho do sucesso.

Bem pessoal, espero que tenham gostado do artigo e aproveitando o tema, caso desejarem receber meus artigos por e-mail, para sua maior comodidade, assinem minha Newsletter.

Para isso basta que adicionem seu e-mail no botão “Cadastrar E-mail”,  situado abaixo do campo “Receba  nossas novidades”, exatamente no lado direito do Blog, logo abaixo dos “Arquivos” das postagens.

 Em seguida serão direcionados para um formulário, onde devem digitar um código de segurança gerado automaticamente pelo Sistema e confirmarem o cadastro.

Será então enviado uma mensagem automática para o endereço cadastrado,  com um Link que deve ser clicado para a efetivação do cadastro e... pronto.

Agora é só aguardarem pelas atualizações nas postagens do Blog, que receberão o e-mail com as  novidades e qualquer dúvida postem nos comentários que respondo assim que possível.

Bom, agora vou indo... um abraço a todos e até meu próximo artigo!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Facebook – O Verdadeiro “Algoz” do Orkut!!!

Há algum tempo atrás, redigi um artigo no osabetudo.com, comentando o porquê ainda possuía perfil no Orkut, mesmo já utilizando o Facebook há algum tempo.

Sempre desconfiei que um dia (possivelmente bem próximo) o Facebook desbancaria totalmente o Orkut, pois apesar de algumas tentativas de inovação, essa rede social já não vinha apresentado nada de realmente significativo fazia tempo.
Facebook vs Orkut
E apesar do Orkut ainda se manter firme e forte no Brasil, (um dos últimos focos de sua “resistência”) era óbvio que com o tempo, o Facebook usaria inúmeras táticas para tomar essa liderança para si.

Foi o que aconteceu em agosto de 2011, quando finalmente a resistência em nosso País “cedeu” e o Facebook se tornou conhecido como a rede social mais acessada em todo o mundo.

 Para consolidar esse sucesso, recentemente foi anunciada a liberação de um pacote de atualizações para os usuários Brasileiros, incluindo até mesmo uma nova interface, comprovando que pelo menos por enquanto, o Facebook fará de tudo para não perder a liderança recém-conquistada em nosso País tão cedo.

Mas mesmo perdendo espaço para o Facebook, devemos admitir que o Orkut foi “guerreiro” até o fim, já que faziam mais de sete anos que essa rede social liderava aqui no Brasil.

Logo do Orkut
Desde que foi lançado e popularizado em 2004, o Orkut foi utilizado por mais ou menos 70% dos internautas de todas as faixas etárias e muitos realmente pensavam que sua “hegemonia” jamais seria superada.

Um dos fatores que ajudaram a manter essa “aura” de invencibilidade, é que nenhuma outra rede social que surgiu por aqui depois do Orkut, parecia ser tão interessante e cheia de possibilidades a ponto de dividir as atenções do público.

Mas infelizmente graças a uma aparente acomodação por parte de seus criadores, que não investiram quase nada de significativo no tocante a inovações tecnológicas no Orkut, abriu - se uma “brecha” que o Facebook conseguiu explorar muito bem.
 
Sabemos que grandes empresas que estão sempre no topo algumas vezes acabam meio que se acomodando, porém isso quase sempre pode ser fatal, ainda mais no ramo da tecnologia que “exige” que se esteja sempre trabalhando em buscas de novas maneiras de evolução.

Logo do Facebook
Não podemos jamais ficar acomodados ou estagnados, senão quando menos esperarmos nossa concorrência aparecerá com uma solução ou produto que em primeira instância parece ser bem simples, porém como não foi lançado primeiro (ou se já foi lançado não teve uma atualização) irá se tornar um enorme sucesso que talvez não possamos repetir naquele momento.

Com redes sociais é a mesma coisa, pois tudo que agrada o público é garantia de sucesso... principalmente se for bem divulgado como o Facebook foi.

Particularmente acredito sem dúvida nenhuma, que um fator importantíssimo para sua popularidade no Brasil deveu – se graças ao lançamento do filme A Rede Social, veiculado nos cinemas em 2010.
 Esse filme conta um pouco da história de Mark Zuckerberg o criador do Facebook e como ele idealizou essa fantástica rede social que viria a se tornar anos depois, a mais popular do mundo.

Orkut e Facebook
 Quando o Facebook foi criado, primeiro foi utilizado na Universidade de Harvard nos Estados Unidos e depois de ser disseminado de Universidade a Universidade naquele País, foi liberado ao resto do público em geral, tornando – se o sucesso que é hoje.

Sem dúvida as estratégias simples que Zuckerberg utilizou somadas à vontade de se ter a disposição uma rede social mais arrojada tecnologicamente por parte dos internautas, fizeram do Facebook o verdadeiro “algoz” do Orkut.

E mesmo sendo um dos últimos a ainda utilizar essa rede social, sei que seus dias provavelmente estão contados, ainda mais agora que o Google, um dos “donos” do Orkut lançou o Google+.

Mas enfim, tudo deve evoluir nessa vida e se a equipe por trás do Orkut não perceber isso a tempo e não realizar uma mudança “radical” nessa ferramenta, fatalmente receberemos qualquer dia desses, a noticia de que ela foi descontinuada.

Isso realmente é uma pena, afinal a primeira rede social do mundo merecia um “apagar das luzes” um pouco mais digno do que ser relegada ao esquecimento por seus próprios criadores, vocês não acham? Abraços e até a próxima!!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Parcerias – Você Pode Estar Fazendo Isso Muito Errado!!!

Logo no inicio de minha empreitada como Blogueiro, passava horas e horas navegando pela Internet, entrando em um Blog atrás do outro, tentando “desesperadamente” conseguir parcerias, no intuito de obter uma divulgação imediata para meus artigos de uma maneira que no fundo eu sabia estar totalmente equivocada.

Nesse meio tempo, enviei inúmeros e-mails propondo a tão conhecida troca de banners a vários colegas da Blogosfera, que em grande parte dos casos, não retornavam minhas mensagens, nem sequer para agradecer por terem seus trabalhos divulgados em meu Blog.

Parceiros
Isso me deixava meio frustrado, pois sabia que essa divulgação ajudava (e muito) a alavancar os acessos nas postagens de Blogueiros iniciantes (assim como eu), mas não conseguia entender o que estava errado.

Depois de algum tempo, comecei a perceber que mesmo não existindo concorrência entre Blogs, a parceria na maioria das vezes não seria assim tão “fácil, como eu de fato pensava”.

Muitos Blogs que já possuem uma quantidade razoável de acessos, apenas aceitam ceder espaço para Banners parceiros, depois que tiverem um dos seus disponibilizados em algum espaço no Blog do solicitante.

E mesmo assim, só o fazem depois de confirmarem através das estatísticas do Google Analytics se o candidato a parceiro lhe rendeu certo número de visitas. 

Seja Parceiro
Existem casos em que mesmo o solicitante cumprindo todas as “exigências” para essa parceria, também deve possuir certo número de acessos em seu próprio Blog, senão nada feito.

Depois de tudo isso, ainda existe o risco do futuro parceiro ter apenas um pequeno espaço disponibilizado para um Link de sua página principal, ao invés de seu Banner.

Isso quando não existe um tal de “top parceiros”, onde os primeiros lugares nesse “ranking recebem um espaço bem mais “generoso” para divulgação de Banners, disponibilizado exatamente conforme a quantidade de acessos que seus Blogs ali direcionaram.

Mas apesar disso tudo, depois percebi que essa espécie de “processo seletivo” não é assim tão injusto quanto parece, afinal imaginem a quantidade de pedidos de parcerias que Blogs mais estabelecidos na rede recebem todos os dias.

Se não existir algum tipo de “triagem” nesse sentido, a coisa desanda de vez e a parceria com a troca de Banners perde toda a razão de ser, afinal ninguém quer ter seu Blog associado a outro que possua conteúdo duvidoso e (ou) ilegal como plágio por exemplo, certo? 

Principalmente se seu Blog utiliza algum tipo de programa de afiliados para capitalizar alguma renda e pode ser duramente penalizado apenas por “apoiar” esse Blog “malicioso”.

Mantenha as Parcerias
Então por essas e outras devemos desistir de tentar a tática da troca de Banners entre Blogs para uma melhor divulgação de  nossos trabalhos?

Claro que não, afinal mesmo já existindo inúmeras outras maneiras de se conseguir acessos para nossas postagens, como divulga-las em  redes sociais ou responder comentários (coerentes e construtivos) em outros Blogs, que oferecem a opção de divulgação de Links nas assinaturas desses mesmos comentários, a troca de Banners ainda é, sem dúvida nenhuma, um excelente ponto de partida para Blogueiros iniciantes.

Só que temos que ter em mente que dependendo do local onde foi solicitada a parceria, deve - se ter paciência e esperar, pois com certeza esse Blog  tem suas próprias normas para a disponibilização de espaço de divulgação.

Em caso de resposta negativa (ou nenhuma resposta), não devemos jamais nos desanimar, pois acima de tudo um Blogueiro tem que ser persistente em todos os aspectos de seu trabalho.

Parceiros Sempre
Uma dica interessante para facilitar nossa divulgação e aumentar ainda  mais as chances de sucesso, é tentarmos parcerias com Blogs que possuam o mesmo nicho que o nosso, já que locais de conteúdo equivalente podem acabar abordando o mesmo tema de uma maneira totalmente diferente diversificando ainda mais as opções para nossos leitores.

Isso sem dúvida nenhuma será vantajoso para ambas as partes, pois além do Blogueiro veterano não arriscar sua reputação (já consolidada entre seus leitores) apoiando um Blog de conteúdo “duvidoso”, ainda oferecerá inúmeras possibilidades de acessos aos iniciantes que talvez só conseguissem alcançar determinados tipos de leitores depois de muito tempo na Blogosfera.

Sem falar que para os leitores, quanto mais opções de conteúdo de qualidade tiverem melhor, afinal não devemos nos esquecer nunca que o que mantém nossos Blogs vivos é o trabalho que fazemos para esses mesmos leitores.

E não se prenda apenas às parcerias para divulgação desses trabalhos... teste também outras formas de “propaganda” para seu Blog.

Mas antes de tudo, utilize-se da única “tática” que já foi testada e aprovada por milhões de pessoas na Internet e é o caminho mais certo para o sucesso... escrever conteúdo de qualidade... sempre.

Valendo – se dessa “tática” podem acreditar que jamais se decepcionarão... sucesso a todos e até a próxima!!!